Collocation, Colligation & Corpora

 

 

Como você estuda vocabulário para a prova de inglês do CACD?



Aprender vocabulário não é aprender palavras isoladas. Para produzir textos de fato idiomáticos, o que é uma exigência da banca, é preciso aprender palavras já com suas companhias mais frequentes. Quais verbos podem reger o substantivo negotiation? Quais adjetivos podem modificar o substantivo treaty? Para responder essas perguntas, é preciso ir muito além da semântica: é preciso conhecer colocações (collocation).



Além disso, vocabulário e gramática não devem ser pensados de forma separada. Não é só a gramática que é altamente regular, com suas regras abstratas: o léxico também é altamente regular e determina padrões gramaticais. Que tipo de complemento aceita o verbo assess? E o substantivo possibility? Para responder a essas perguntas, é preciso ir além de regras gramaticais abstratas: é preciso conhecer coligações (colligation).



Para ser um estudante mais autônomo de idiomas, é necessário saber onde encontrar a resposta a essas perguntas sem precisar consultar um professor ou mesmo um falante nativo. Saber utilizar os corpora para suas consultas sobre colocação e coligação vai mudar completamente a forma como você pensa e estuda não só a língua inglesa, mas os idiomas em geral. E essa relação de maior autonomia com os idiomas é algo que você leva não só para o CACD, mas para sua futura carreira como diplomata!

Ao matricular-se, você tem acesso ao curso por 180 dias. 

  • Aula 1: Introdução34 minutos e 36 segundos
  • Aula 2: Collocation 49 minutos e 20 segundos
  • Aula 3: Colligation 1 hora e 2 minutos e 57 segundos
  • Aula 4: Corpora1 hora e 20 minutos e 7 segundos
MATRICULE-SE
Depoimentos
Sarah Venites (aprovada no CACD 2016)

Não tenho dúvidas de que o curso contribuiu de maneira decisiva para esse resultado.

Ramiro Januário dos Santos Neto (aprovado no CACD 2015)

Recomendo fortemente as aulas da Selene para todos os futuros diplomatas.

Pedro Dubra (aprovado no CACD 2014)

Considero o CACD Inglês uma ótima opção para quem se prepara para o concurso.